domingo, 9 de dezembro de 2012

Um dia diferente..

Hoje foi celebrado no Centro Cultural da India, São Paulo, o aniversário do Guru Nanak Dev Ji. Ele é o primeiro dos dez gurus, fundador do sikhismo.

Teve início às 10 da manhã com café da manhã e às 10:30  uma apresentação com mantras e ensinamentos, artes marciais do sikhismo,  e ao final, já por volta de uma hora da tarde, o langar ( principal refeição).




Artes marciais


Guru Nanak





Foi a minha primeira experiência em uma celebração sikh. Eu vesti meu conjunto punjab e me senti muito bem ao ver muitas brasileiras e indianas vestindo o tradicional punjab suit também.

Usei a dupatta sobre a cabeça no momento da celebração (as mulheres sempre cobrem os cabelos como forma de respeito e os homens usam turbante ou patka) e foi recomendado deixar os sapatos do lado de fora.

Ao final, no momento do langar, ficamos sentados no chão, numa sala bem limpa, todos juntos independente do sexo, cor, raça e religião. Foi servido roti, grão de bico, arroz indiano, iogurte, vegetais, arroz doce típico indiano e sobremesa. Suco e água. Tudo à vontade, quantas vezes desejasse repetir. Os rapazes e crianças passavam servindo a refeição.

Langar





Faltou foto do iogurte e sobremesa. A bateria da câmera acabou bem na hora

Me senti muito bem, fiquei meio tímida em meio a outros indianos, mas todos foram cordiais e algumas indianas puxaram conversa comigo, arranhei meu inglês rs, algumas eu não entendia nada do que elas falavam, outras já arranhavam o português e no final a gente se entendia. Elas gostaram muito de me ver vestida com roupas típicas iguais as delas!


 Gostei muito dessa experiência com a comunidade sikh.


Beijos
Sat sri akaal!


8 comentários:

  1. SSA Star Ji...
    Que experiência bacana amiga. Tenho certeza que foi um momento único. Muito bom poder vivenciar um pouco da cultura Sikh junto com os nativos.
    Não sabia que haviam mulheres indianas tb em SP, pensei que somente os rapazes tinham coragem de se "entregar" à nossa cultura. Que bom! Gostei de tomar conhecimento. E vc, hein? Já é quase uma Punjabi Girl! Saudades. Bjs, Paloma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SSA Paloma Ji!
      Foi muito legal essa experiência! Realmente foi único, foi a primeira vez que me senti fora do cotidiano numa cultura totalmente diferente.
      Sim, também tem algumas indianas aqui e pra mim foi uma surpresa! Viu só..! já sou praticamente uma punjabi girl rsrs e você também heim!
      Estava com saudades de você por aqui!
      Saudades! beijosss

      Excluir
  2. Nossa que legal ter contato com uma cultura tão diferente da nossa!!
    Imagino que não deve ser facil viver na India, com costumes tão diferentes dos seus!

    Amei o post, super interessante!!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle que bom que gostou do post! Também imagino que não deve ser fácil viver lá, tem gente que se aventura com a cara e a coragem não deve ser fácil..realmente os costumes são muito diferentes!rs
      Beijos!!!

      Excluir
  3. Bem bacana, eu já havia visto algumas fotos no blog India Link Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga acabei de ver as fotos no blog..e eu nem sabia da existência dele!rs Obrigada pela dica!
      bjsss

      Excluir
  4. Que interessante!Gostei muito!Parece um ambiente bem agradável,né? E a comida estava com uma cara ótima!Deu até fome aqui!Hehehe..Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ambiente estava realmente agradável! Talvez pelo motivo de ter brasileiros juntos eu me senti "em casa"! E a comida estava ótima, percebi que se preocuparam em diminuir a pimenta rsrs Achei muito legal isso!
      beijosss

      Excluir